Em Uberlândia, será inaugurado o maior strip mall (shopping a céu aberto) do Brasil. O espaço contará com 120 lojas, 50 salas para escritório, binquedoteca e coworking.

O Patio do Sabiá abrigará um mix de lojas e centro de alimentação e mercado. Além de tudo isso, o espaço é focado na sustentabilidade. Iluminação em led, painéis fotovoltaicos e estacionamento para carros elétricos.

Mais um ambiente compartilhado onde concentra lazer, trabalho, alimentação e cultura.


Diário do Comércio

Por Daniel Maciel – 15 de dezembro de 2018

A primeira fase do strip mall “Pátio Sabiá”, em construção na cidade de Uberlândia (Triângulo), será entregue na próxima terça-feira (18). O empreendimento, considerado um dos maiores do Brasil na categoria, tem essa fase orçada em R$ 30 milhões.

O terreno de 22,7 mil metros quadrados vai abrigar a UAI Documentos, prédio administrativo da UAI com 1,5 mil metros quadrados e o mall, com 19 mil metros quadrados. A estrutura contará com 120 lojas, 50 salas para escritório, reuniões e coworking, brinquedoteca e espaço de alimentação.

Segundo o Morum Bernardino, responsável pelo empreendimento, a primeira operação inaugurada será uma unidade do UAI Documentos e as demais operações de serviços serão abertas até o mês de fevereiro. A parte de varejo e alimentação deverá ser completada até abril. Já o coworking está previsto para agosto de 2019. 83% das lojas já foram vendidas.

O Pátio do Sabiá é um dos maiores empreendimentos de strip mall do Brasil – Divulgação

“Anunciamos o mall em setembro do ano passado e a nossa campanha de comunicação foi feita em duas fases. Em abril desse ano para lojistas e agora para o público final. Começamos nossas operações de serviços com a abertura da unidade UAI, que está mudando de endereço”, explica Bernardino.

De acordo com estimativa para 2018, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uberlândia já ultrapassa a marca de 680 mil habitantes. Dados do Centro de Pesquisa e Opiniões do Triângulo (Cepot) mostram que em frente ao mall transitam, por dia, cerca de 30 mil veículos.

Em pleno funcionamento o Pátio Sabiá deve gerar cerca de mil empregos diretos, formando um fluxo inicial de 7 mil a 10 mil pessoas circulando pelo espaço diariamente. Com foco nas famílias, o centro de compras espera receber não apenas uberlandenses.

“Estamos em uma região muito populosa da cidade, com acesso fácil para o anel viário, que nos liga ao Estado de São Paul e à região Centro-Oeste. Uberlândia, além de ser uma grande cidade, atrai muitas pessoas das cidades do entorno, inclusive de Goiás, que vem para cá se divertir e consumir. Estamos aqui para receber a todos”, pontua o empresário.

Uma das principais atrações do Pátio Sabiá será o Mercatto, um espaço com cerca de dois mil metros quadrados, projetado com a proposta de uma releitura dos tradicionais “mercadões” das grandes cidades. O local vai abrigar um mix de lojas, barracas de hortifrúti, vinhos, queijos, pastéis, bolos, cafés, carnes e peixes, além é claro, dos tradicionais bares.

Outra atração do mall é o Calçadão do Pátio, local ideal para quem pretende fugir dos tradicionais shoppings. Esse espaço oferecerá restaurantes, bares, cafés e lanchonetes, todos com direto a vista privilegiada da cidade. Além disso, o Pátio contará com 430 vagas de estacionamento.

“Nosso objetivo era moldar o Pátio Sabiá de acordo com as respostas que os empresários fossem dando. O projeto original, por exemplo, não tinha o Calçadão. Ele foi uma ideia que surgiu a partir dos pedidos dos interessados. Essa flexibilidade é uma das vantagens de ser um empreendimento próprio e que será administrado por nós”, pontua o empreendedor.

 

Sustentabilidade

Seguindo uma tendência mundial, o strip mall nasce também com uma preocupação ambiental. O modelo construtivo escolhido foi o de estrutura metálica, que gera um volume de resíduos bem menor do que as construções convencionais em alvenaria. Além disso, toda a iluminação é em led e a intenção é instalar painéis fotovoltaicos ainda no próximo ano.

“Nos preocupamos com a responsabilidade ambiental desde a construção. Teremos, inclusive, vagas para abastecimento de carros elétricos. Outra tendência que seguimos é a construção de uma estação de recolhimento de material descartável. Todos os nossos resíduos serão separados e acondicionados corretamente para a usina de tratamento”, destaca.

Fonte:

http://diariodocomercio.com.br/sitenovo/uberlandia-tera-maior-strip-mall-do-brasil/

Helder Machado

Author Helder Machado

More posts by Helder Machado